Profissão Estagiário.
Quem não passou por esse momento em sua vida profissional? O estagiário a quem o texto de hoje se refere é para todos os profissionais que em algum momento, seja ele para cursos técnicos ou cursos superiores tiveram que passar.
Quando estava em meu penúltimo ano de faculdade, lembro que comecei a entrar em pânico, pois, não sabia como um engenheiro formado se portaria perante os outros profissionais, e me perguntava.
"Será que tenho que ser mais enérgico, mais técnico, qual teria que ser minha postura?"
Enfim, não achei essa resposta, e decidi ser eu mesmo, com tentativas de erros e acertos. Confesso que errei muito mais que acertei. Porém erros não mais cometidos após o ocorrido. Vida que segue, afinal, estamos em constante aprendizado.
As empresas hoje em sua grande maioria, olham para o estagiário como um gasto desnecessário; os funcionário os vêem como futuros concorrentes "não generalizando", como um trabalho a mais para sua função tão atarefada do cotidiano.
Voltando à frase citada acima, todos nós acabamos passando por isso em um determinado momento, e acredito que muitos ao fazer seu estágio se sentiram desmotivados ao conseguir o tão "sonhado estágio"
Porque isso??? Bom, irei me explicar.
O aluno, ao ingressar em uma escola anceia por uma carreira de sucesso, "mudar o mundo" digamos assim, porém hoje com a concorrência cada vez mais acirrada, a disputa é enorme. Ao conseguir o estágio tão desejado, o aluno se vê em uma área "isolada" da empresa ou "mal aproveitado" digamos assim.
Com certeza você deve estar se perguntando o porque isolada. O estagiário ao ingressar na empresa, ele têm informações que foram passadas para ele em um contexto geral da área que ele desejou seguir, porém ao que muitos não sabem, a grande maioria das informações acabam não sendo utilizadas, "não para aquele segmento da empresa", e ficam perdidos sem saber que rumo tomar.
Acredito que o estagiário é uma pedra preciosa a ser lapidada, se bem lapidada ela lhe dará bons retornos financeiros.
Minha visão hoje, é de que o estagiário é o funcionário mais motivado da empresa, pois ele têm a informação acadêmica fresca em sua cabeça, e quer mostrar o seu potencial para a empresa e se sentir útil, afinal de contas, sua carreira tão sonhada está em jogo.
Contudo, a realidade nos mostra ser totalmente diferente. O estagiário ao ingressar na empresa é posto em tarefas que o funcionário do setor foge para fazer, não passa a informação completa para o estagiário pois acha perda de tempo, e o mesmo acaba tendo que aprender na raça a realizar as tarefas.
Ora! O estagiário está lá para aprender as tarefas do cotidiano, isso não quer dizer que ele seja incapaz de realizar tarefas com perfeição, não quer dizer que a opinião dele não tenha valor ou mesmo que as ideias dele não sejam boas.
Vejo que essa visão está mudando, e em muitas empresas e muitos profissionais já encaram o estagiário como um colaborador como os outros, mas isso está muito longe de acabar. Acredito que chegaremos lá num futuro não tão distante.
Empresários, lapidem suas jóias, faça-os se sentirem partes do processo, aproveitem os estagiários de hoje, afinal ele poderá ser um grande profissional em vossa empresa se bem lapidado.
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza – Gerente de Projetos da Promont Engenharia.
Formado pela Universidade Paulista – UNIP – Bacelar, pós-graduação em Gestão de Projetos – PMI e mestrando em Processos de Fabricação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Ilha Solteira.
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza
Consultoria, Inspeção Nr13, Treinamento e Palestras
CEL: 018 997587672
Consultoria, Inspeção Nr13, Treinamento e Palestras
CEL: 018 997587672
Bom dia Christian.
ResponderExcluirNo meu ponto de vista, o texto está correto que algumas empresas tratam o estagiário como gasto desnecessário, por outro lado não é visto como um colaborador.
Isso é cultural ainda em um país que enxerga a mídia como dona da verdade, porque na maioria das vezes os estagiários em anunciados em propagandas, filmes e mini séries, não são bem vistos.
Creio que deve se ainda construir a cultura de aproximar profissionais atuantes do mercado para dar workshops em escolas técnicas, faculdades, e escolas de ensino fundamental e ensino médio, com a visão de mostrar para jovens a importância da escolha da profissão, enfim mostrar a realidade de um profissional já desde cedo antes desse jovem entrar na vida acadêmica.
Obrigado pelo texto no seu blog.
Um grande abraço.
Excelente opinião meu amigo, o mercado precisa de profissionais cada vez mais capacitados, e professores com visão mais técnica, pois assim poderão dar um suporte maior para os alunos os preparando melhor para o mercado tão competitivo.
ExcluirÓtimo texto!!!
ResponderExcluirMuito obrigado!!! Espero vê-la sempre por aqui :)
ResponderExcluir