A importância da usinagem de manutenção dentro da indústria.
Muito se fala nos dias atuais sobre usinagem à altas velocidades, melhor e maior rendimento nos processos de fabricação, estudos mostrando o alto desempenho das ferramentas de metal duro, dentre outros estudos mais recentes, porém um assunto muito pouco discutido é posto em questão nesse artigo. A importância da usinagem de manutenção dentro da indústria.
É sabido que, todos os componentes das máquinas têm um tempo útil de trabalho, e que algumas manutenções internas são imprescindíveis para que o processo industrial permaneça sem afetar a produtividade das mesmas. Pensando nisso, esse artigo apresentará uma síntese sobre a importância nesse setor tão pouco explorado atualmente.
O profissional de manutenção industrial no ramo de usinagem, deve ter uma bagagem muito boa, pois a cada manutenção, seja ela preditiva, preventiva ou corretiva, o mesmo se deparará com situações diferentes, mesmo vindas do mesmo equipamento, e é nesse momento em que suas habilidades “técnicas ou intelectuais”, sejam postas à toda prova.
Na usinagem de manutenção, o conhecimento em máquinas convencionais é primordial, diferentemente das máquinas projetadas para alta produtividade, as máquinas convencionais promovem uma infinidade de operações destinadas para diferentes situações, tais como a recuperação de eixos após um enchimento devido à desgastes decorrentes ao trabalho do cotidiano, fabricação de buchas, pinos, parafusos em baixa escala.
O perfil do profissional vai muito além de apenas operar a máquina, pois o mesmo deve dominar técnicas de centragem de diversas peças com geometrias diversas.
Outra qualidade que o profissional deve possuir, é o conhecimento dos processos de soldagem, sistema ISO para ajustagem de rolamentos, buchas, pinos, dentre outros, o conhecimento de materiais é imprescindível, pois, na área da manutenção, a má seleção do material para a substituição da peça antiga pode ocasionar falhas e acidentes ainda maiores do ocasionado anteriormente.
Conclusão:
A usinagem de manutenção está presente desde o início dos processos produtivos, e essa área está longe de se extinguir, pois ela é de suma importância para todos os setores fabris conhecidos. Em suma, sem os profissionais e maquinários convencionais no setor de manutenção a indústria seria totalmente diferente de como a conhecemos.
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza – Gerente de Projetos da Promont Engenharia.
Formado pela Universidade Paulista – UNIP – Bacelar, pós-graduação em Gestão de Projetos – PMI e mestrando em Processos de Fabricação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Ilha Solteira.
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza
Consultoria, Inspeção Nr13, Treinamento e Palestras
CEL: 018 997587672
Consultoria, Inspeção Nr13, Treinamento e Palestras
CEL: 018 997587672
Parabéns!
ResponderExcluir:) :)
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtimo texto! Parabéns!
ResponderExcluirObrigado Alex, fico feliz que tenha gostado do post.
ResponderExcluir