Muito se fala nos dias atuais sobre inspeções e laudos técnicos, mas, para que são utilizados, e quais suas finalidades?
Bom; a resposta é simples.
Manter a segurança e integridade física do equipamento e das pessoas que trabalham com os mesmos ou próximas à eles.
As inspeções e laudos se baseiam nas normas vigentes para cada seguimento, tais normas, indicam quais as formas de se avaliar se o equipamento, dispositivo, sistema ou construção apresentam riscos para as pessoas que os operam ou usufruem dele.
Não é só isso; as normas também indicam as condições ideais de trabalho, dados, cálculos para o desenvolvimento de projeto, tipos de materiais, dimensões, espessuras, resistências mecânicas, texturas, folgas, dentre outros..
Dessa forma, não há como o engenheiro, projetista, arquiteto ou técnico desenvolver um projeto sem promover a segurança ideal de trabalho ou uso (edificações).
As inspeções são utilizadas a muitos anos, porém, devido à acidentes de grandes proporções, a cobrança pelas inspeções e laudos estão sendo constantemente cobradas pelos órgãos controladores (CREA, CAU).
Na história, temos inúmeros casos de acidentes que ocorreram devido à ausência de inspeções, ou até mesmo o não cumprimento das normas vigentes para o setor.
Cabe a nós engenheiros, projetistas, arquitetos e técnicos, fazer o uso correto das normas, cobrar e fazer as inspeções necessárias em nosso seguimento. Entre em contato com o CREA, CAU mais próximo de você e solicite mais informações.
Com a velocidade das informações e cursos ofertados atualmente, fica mais fácil a realização de treinamentos, certificações e atualizações das normas aplicadas em cada setor.
Procure sempre se atualizar com as mudanças que ocorrem nas normas de seu seguimento, pois a cada atualização, podem ser solicitados dados que na versão anterior não eram apresentadas ou cobradas, e que poderá ocasionar até na impossibilidade de utilização do equipamento.
Gostou dessas dicas? Fique atento para as próximas postagens.
Um grande abraço e até lá!
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza – Gerente de Projetos da Promont Engenharia.
Formado pela Universidade Paulista – UNIP – Bacelar, pós-graduação em Gestão de Projetos – PMI e mestrando em Processos de Fabricação pela Universidade Júlio de Mesquita Filho – Unesp – Ilha Solteira.
Engenheiro Christian Eduardo Moreira de Souza
Consultoria, Inspeção Nr13, Treinamento e Palestras
e-mail: christian_eduardo81@yahoo.com.br
CEL: 018 997587672
Nenhum comentário:
Postar um comentário